"" Guia Comissária Internacional: Conheça as Principais Exigências que Precisa Ter um Comissario de Bordo.

sábado, 24 de março de 2018

Conheça as Principais Exigências que Precisa Ter um Comissario de Bordo.

A carreira de comissário de vôo desperta o interesse de quem sonha em conhecer o mundo. Além da aura de glamour, o trabalho a bordo de um avião oferece vantagens como hospedar-se quase sempre em bons hotéis e ter contato com diferentes idiomas e culturas.

Mas antes de decidir que passar o expediente voando de lá para cá é o que você quer fazer da vida, vale a pena saber que há um bom número de exigências e alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos pelos candidatos a uma carreira nas alturas.



É preciso ter entre 18 e 29 anos e o ensino médio completo. As mulheres devem ter altura entre 1,58 e 1,70 metro e os homens, entre 1,65 e 1,75 metro. O que pode parecer discriminação tem um objetivo bem prático. Comissario de bordo curso é ótimo.

"Não é questão de estética, mas de desempenho profissional. Um comissário muito alto teria problemas para se locomover pela aeronave. E outro com 1,50 metro não alcançaria os compartimentos de bagagem de mão", diz Paulo Fernando Laux, diretor da Escola de Pilotos e Comissários de Vôo de Florianópolis.
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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige que o curso para formação de comissários tenha carga horária mínima de 138 horas-aula, o equivalente a quatro ou cinco meses de aulas diárias.

As escolas são particulares - o programa completo custa a partir de R$ 1.800 - mas precisam estar credenciadas na Anac. No site www.anac.gov.br/educator é possível conferir se uma escola é credenciada.



Mais do que organizar o embarque e servir refeições, a função do comissário é a de um técnico de segurança. O que significa bem mais do que aquele conjunto de mímicas antes da decolagem, para ensinar a apertar o cinto de segurança e colocar a máscara de oxigênio.

O currículo do curso inclui treinamentos nessa área, em primeiros socorros e em sobrevivência em ambientes inóspitos como florestas e na água. Além de informações sobre aviação civil no Brasil, meteorologia e dicas de marketing e apresentação pessoal - sim, etiqueta e maquiagem inclusive.

Com o certificado do curso em mãos, o candidato faz exame de saúde (que custa cerca R$ 300) e uma prova aplicada pela Anac (R$ 200). Se for aprovado com mais de 70% de aproveitamento pode se candidatar às vagas abertas em companhias aéreas.

As exigências não terminam aí. Contratado, o candidato passa por mais 27 horas de treinamento específico, teórico e prático, para aprender detalhes a respeito dos aviões nos quais vai trabalhar, e outras 15 horas de estágio em vôo. A última etapa é um exame prático aplicado por profissionais indicados pela Anac. Só então se for aprovado, pode solicitar a licença profissional de comissário de vôo.

Quer saber se vale a pena todo este trabalho? No Brasil, o piso salarial da função é de R$ 1.370. Mais informações no site da Anac.

fonte:http://www.bemparana.com.br/noticia/55676/para-ser-comissario-de-voo-sao-varias-as-exigencias


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